2006/06/28

Fiz das Pernas Coração


Esta é uma antologia de Contos Tradicionais Portugueses, ‘nascidos’ da tradição oral cada vez mais adormecida nos nossos dias. Alguns destes contos fazem mesmo parte da memória de histórias contadas durante a infância do autor (José António Gomes) por ‘tias’ e outras figuras que tanta falta fazem hoje no imaginário das nossas crianças.

É um livro engraçado pela diversidade e originalidade de contos onde coabitam saudavelmente os ‘tontos’ tão comuns na nossa literatura oral, com o com as Mouras e os seus encantos. É de referir que o autor é do Algarve e a infância algarvia adivinha-se nas suas escolhas, coisa que não prejudica em nada o livro, até porque o próprio faz referência à sua terra natal.

“Na selecção dos textos, procurei contemplar diferentes tipos de narrativas, nomeadamente os contos de encantamento, as histórias de animais, as lendas e as facécias. Sendo esta última uma categoria em que a nossa tradição oral é, a meu ver, particularmente rica, optei por lhe dar algum relevo, na convicção também de que o carácter jocoso e burlesco de tais contos poderia conferir à colectânea uma tonalidade mais humorística do que é habitual em obras deste tipo.” Pág. 4

Dos contos deste livro, deixo uma refência especial para dois que, a mim, me encantaram.
“As Senhoras da Mantinha de Seda” - Pág. 27
“Conto da Pêra de Ouro” - Pág. 33


Continuem em boa companhia!

2 comentários:

Trovador disse...

Gosto de contos tradicionais. Tenho uma colecção de livros que inclui 365 contos (um para cada dia do ano) de todas as línguas vivas da Europa. É engraçado pensar que o conto tradicional é inseparável de um idioma. O idioma é o berço da tradição oral e a tradição oral é a mãe do conto tradicional.
Gosto de contos tradicionais. E, como o meu idioma é o português, gosto especialmente de contos tradicionais portugueses. Comprei há algum tempo um livro cheio deles. O tempo é que me tem faltado para o ler. Assim que puder, fá-lo-ei.

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»