2006/06/21

Conspiração – Dan Brown

Estou a ficar francamente farto deste senhor. Não é que ele escreva mal aquilo que escreve, mas escreve sempre igual. Por isso está a tornar-se previsível, cada vez mais previsível. Comprei o Código Da Vinci, que li com gosto. Também o considero, como o Cardeal Patriarca de Lisboa, “um policial bem urdido”. Também o considero, como ele, um livro falacioso, de um ponto de vista teológico. O que me espanta é que se espere tanto de um autor que não tem qualquer autoridade nesta matéria e de um livro de ficção.
Depois li – não comprei - o Anjos e Demónios que achei burlesco. O estilo de escrita é o mesmo, o enredo é de uma proximidade exasperante, a única diferença – para muitíssimo pior está - no final, espalhafatoso, hollywoodesco, americanado.
Pura literatura de aeroporto.
A Conspiração – curiosamente lido em grande parte em Aeroportos – é fiel ao seu autor: a história é a mesma, as personagens andam muito próximas, o mau da fita é o mais óbvio, sinceramente, é tão idêntico aos outros que nem se pode dizer que decepcione.
Há dias em que me apetece comer hamburgueres. Faz sentido queixar-me de não me servirem bife da vazia? Os hamburgueres sabem sempre ao mesmo. E depois?
O que eu não estou disposto a fazer – e já não fiz com este livro – é comprar um hamburguer ao preço de um bife ou mais caro, e ainda dizer que é a melhor coisa que já comi. Não: é junk food e ponto final.
A Conspiração é literatura de plástico, feita para formato de bolso. Só é pena ser tamanho bigmac – e estou a falar da extensão do texto, não da edição, feita como se de um livro a sério se tratasse.

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de concordar um pouco contigo, não sou capaz de deixar de gostar dos livros que ele escreve... são muito "movimentados" e eu gosto muito disso... claro que já chateia a figura "paternal", aquela por quem o herói nutre especial simpatia e carinho, ser sempre a culpada, mas como já disse... não conigo deixar de gostar :)

Anónimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»