2006/08/11

To Kill a Mockingbird - Harper Lee

Estava um pouco apreensivo, quanto ao meu inglês (e sobretudo quanto ao meu americano!) mas surpreendentemente o livro tornou-se claro como água! As primeiras páginas talvez tenham sido um pouco mais lentas, mas depois, quando embalei não conseguia despegar.

Foi um livro que gostei imenso de ler. É daqueles que entrará para a minha lista de favoritos sem a menor dúvida. Daqueles que gostava de ser lembrado por recomendar aos meus filhos.

Há três registos distintos que gostei particularmente no livro.

A crónica de costumes, onde ressalta a questão do racismo, parece uma realidade tão distante e tão antiga que quando às tantas há uma referência ao Einstein senti aquilo como um anacronismo. Depois realizei que não, não havia qualquer anacronismo: era no sec. XX que a acção se passava.

A infância e a forma como a narradora escreve desde uma mentalidade infantil. Está muitíssimo bem escrito, sob este ponto de vista. São poucos os escritores que o conseguem fazer bem. Assim de repente só me ocorre o José Mauro de Vasconcelos!

E finalmente, aquela figura parental. Impressionante a forma como educa e como se relaciona. Este tema é-me muito caro, hoje em dia, e o Atticus é uma personagem - tenta-me escrever uma personalidade - muito completa.

Gostei muito de ler este livro, Conto, mais uma vez muito obrigado.

Sem comentários: