2006/01/16

Terapia - David Lodge

Há várias razões pelas quais os livros me interessam: uma boa história, uma boa escrita, boa pesquisa histórica, boa mensagem.

Em David Lodge há uma razão fundamental pela qual eu o leio: o excelente humor, inteligente, tenso, denso, profundo com que ele escreve.

Além disto os livros dele juntam algo que vai sendo cada vez mais extraordinário nos tempos que correm: uma excelente cultura, com particular referência à literatura inglesa.

Neste livro ele demonstra um pouco de tudo isto. E muito mais.

O início do livro é de tal forma enfadonho (embora divertido) que estive quase a deixá-lo a meio. Precisamente no momento em que me preparava para dizer "não aguento mais" o livro faz uma enorme viragem (no final da primeira parte) e eu percebo finalmente um artifício, uma figura de estilo que até hoje desconhecia na literatura: a de escrever de tal forma que se induza no leitor o estado de alma que permita compreender o enredo.

Daí por diante o livro ganha asas: tudo o que se passa de seguida é alucinantemente interessante, e vários dias atrasámo o pequeno-almoço até aos limites do razoável para poder terminá-lo.

Brilhante.

8 comentários:

Fernanda disse...

Pela tua descrição fiquei curiosa.
Acho que vou colocá-lo na minha lista de "a não perder".
Obrigada
~º(",)º~
Fernanda

P.S. Agora vou bisbilhotar o teu blog mais um 'cadinho!

Anónimo disse...

Ah! é esta a companhia das letras! risos... já tinha visto, só não consegua era comentar com o outro PC! risos

Loca disse...

Tanto convite, tanto convite e posts novos? Nada? Já tenho saudades de ler uma coisa nova por aqui.
:))

Anónimo disse...

Terapia, foi mais um dos muitos livros que a minha irmã me recomendou e emprestou.... e como valeu a pena! Ou não fosse um Lodge....

Anónimo disse...

Subscrevo a última parte do teu comentário sobre Terapia. Li todos os romances de Lodge. Além de divertido, ele não consegue evitar que irrompa pelos romances dele aquilo de que mais gosta e sabe: literatura.

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Unknown disse...

Num mundo de sisudos e agressões é muito bom encontrar momentos de boa disposição com uma ironia fina, divertida e actualizada.