2009/07/15

Breve História de Quase Tudo - Bill Bryson

Este livro está para a ciência como o Mundo de Sofia está para a filosofia:
dois excelentes livros que são óptimas obras introdutórias.
A Breve história tem um condão: o de nos fazer desconfiar. De nos ajudar a perceber que o que se sabe em termos de ciência é muito, muito pouco. Perceber que muitas teorias que são intocáveis para a cultura dominante são na realidade intangíveis, por falta de provas que as sustentem.

E é bom que assim seja, é saudável. Sempre que no mundo científico se teve certeza de alguma coisa só com grande esforço se conseguiu avançar, normalmente pela negação completa da crença que se tinha formado.

Confesso que já me cansam um pouco os livros de divulgação científica, porque me parecem cada vez mais parecidos uns com os outros. Cada vez mais dizem a mesma coisa e sempre a mesma coisa como se nada mais houvesse a dizer - se não havia para quê escrevê-lo?
Até os episódios anedóticos são tantas vezes os mesmos!
Por outro lado fazem falta bons livros de ciência que expliquem em linguagem simples o estado da arte nas diversas ciências. Mas era importante que fossem livros com profundidade, porque de outra forma ficamos sempre pela mesma conversa, não sentimos que adiante alguma coisa.
Este livro, fugindo àquele primeiro exemplo de livro repetitivo, também é demaisado generalista para ter a profundidade de que falo.
Nele aprendi algumas coisas e puz em causa muitas outras. É um livro inspirador, fruto de uma pesquisa enorme. E isso sente-se a par e passo.
Vale mesmo a pema lê-lo.

Sem comentários: