2009/06/12

Um Estranho em Goa - José Eduardo Agualusa

Livro cheio de uma mistura de culturas que nos transporta pelo mundo lusófono sem sairmos do nosso próprio sofá. Interessante e misteriosa intriga onde o narrador se vê envolvido. Ou será: onde o próprio narrador se envolve? Move-o a curiosidade.

Agradaram-me as descrições, breves mas bem direccionadas: dos locais, das pessoas/personagens, dos hábitos do dia-a-dia. São os pormenores, como a descrição de uma simples refeição por exemplo, que tornam a história verosímil, apesar de nunca sabermos ao certo se o que “vemos” desfilar à nossa frente é realidade (ainda que só na vida das personagens) ou fantasia.

Livro rico em referências bibliográficas e musicais, certamente úteis para descobrir mais um pouco acerca da Índia. Tivesse eu tempo e possibilidade de viajar fisicamente até lá e lê-los-ia e ouvi-los-ia a todos avidamente.

Encantador. No sentido original, na medida em que lança sobre nós um feitiço e nos deixa inebriados com os cheiros, o calor e os sons típicos de locais quentes como a Índia, o Brasil ou África.

“Nenhuma moeda tem apenas um lado. Assim como não há vida sem morte nem luz sem sombra, da mesma forma o bem não faz qualquer sentido se não houver o mal.”

1 comentário:

NCD disse...

Gostei imenso deste post. Gostaria de ler este livro um dia destes...
Li pouca coisa do Agualusa até hoje. Gostei do que li. Mais do Vendedor de Passados, menos do Ano em que Zumbi tomou o Rio, mas o saldo é francamente positivo.