2009/04/07

À Procura de Sana - Richard Zimler

Como apreciador da saga Zarco que sou, não posso dizer que este livro me tenha empolgado tanto como O Último Cabalista de Lisboa, Goa ou o Guardião da Aurora e, claro, A Sétima Porta.

No geral, gostei. Na realidade, não tinha grande curiosidade em ler este livro, mas após alguma "insistência" de uma amiga (que me disse para o ler, mas que me avisou que não era tão bom como os outros), decidi-me a dar-lhe alguma atenção. Pelo facto de não estar à espera de uma grande obra literária, as expectativas acabaram por ser superadas.

É uma história um bocado complexa (e a determinadas alturas um pouco desinteressante, especialmente quando é narrada a história da infância de Sana, por exemplo), mas o senhor Zimler já nos habituou a isso mesmo, não é verdade? O que acabou por me cativar mais neste livro foi mais o "ambiente" do que propriamente a história da busca de Sana. Ou seja, achei bastante interessante o retrato das relações entre palestinianos e israelitas e tudo o que está implicado, mais do que do resto (telefonemas e viagens para aqui e para ali e sei lá mais o quê). Quem gosta do Zimler, não se sentirá defraudado com este livro. Mas a quem não conhecer (ou não gostar), não recomendo que este seja um primeiro livro.

7 estrelas

1 comentário:

SV disse...

Li este livro há algum tempo atrás. A minha opinião foi esta:
Gostei. A história consegue prender-nos facilmente e apreciei o facto de a acção não se centrar num só local. Assim, podemos "conhecer" diferentes locais. Gostei sobretudo da forma como a história é contada. Se, por um lado, vamos tendo a opinião e o ponto de vista do narrador/autor, por outro os factos vão-nos sendo relatados tal como aconteceram (através dos diálogos, dos telefonemas, das gravações) e isso permite-nos ir tirando as nossas próprias conclusões.
Mas, agora, depois de ler esta tua crítica, percebo que talvez tenha feito uma leitura muito superficial. E foi o 1º livro do Zimler que li...