2008/06/24

Inês de Portugal - João Aguiar

Como já tive oportunidade de dizer anteriormente, o primeiro livro de João Aguiar que li foi A Voz dos Deuses. Para dizer a verdade, não gostei muito desse livro, ainda para mais porque já tinha ouvido alguns elogios ao autor e até tinha uma certa curiosidade em lê-lo. Ora bem, se não tinha percebido os elogios com A Voz dos Deuses, percebi-os com a Inês de Portugal. Verdade seja dita que aquele livro foi o primeiro romance do escritor, pelo que talvez não seja representativo de toda a sua restante obra. E de facto, assim penso, pois ao contrário daquele, adorei ler este livro.

Muito bem escrito, eu arriscaria dizer que este foi um dos melhores livros que li nos últimos meses. Nos últimos tempos li dois livros que tratavam o mesmo assunto que este, mas nenhum dos dois me deixou preso até ao final para saber como iria tudo acabar. Digamos que a história de Inês e Pedro é sobejamente conhecida e que, por isso, pode deixar pouco espaço à inovação. Mas aqui isso não acontece, pois a forma como a história é narrada (Inês já está morta e apenas tomamos contacto com ela através de analepses que nos transportam ao passado) permite uma visão nova de toda a história e até mesmo das personagens. Veja-se o caso de Pedro que, como é habitual, é aqui abordado de forma bastante dramática e amargurada. Contudo, vai-se um bocadinho mais longe, na sua sede de justiça (ou será melhor dizer 'vingança'?). Mais do que justiceiro, ele é cruel e isso deve-se ao facto de lhe terem tirado a mulher que mais amava em vida. E Inês? O cálculo político também aqui está visivelmente presente, mas como não nos deixarmos enternecer por tal figura, mero peão num jogo de xadrez de alcance muito mais difícil de explicar, porque muito mais vasto que isso, do que a simples ambição de ser rainha?

9 estrelas

2 comentários:

Pedro disse...

Olá!

Subscrevo o que escreveste! Eu já li este livro à algum tempo, mas foi o meu primeiro de João Aguiar e também um dos melhores livros que li, lembro-me que adorei.
Eu já sou fã da história amorosa de Pedro e Inês, e este livro foi uma delícia, o que cativou o meu interesse no autor.

Agora, gostaria de ler "A Voz dos Deuses"... Que, segundo a tua opinião, não te agradou tanto! =S
Comentarei o teu poste sobre o livro referido.

Trovador disse...

Pois é, gostei bastante do livro, porque foi capaz de me surpreender. Segundo creio, este livro foi adaptado a partir do argumento deste filme. Sei que já passou uma vez na televisão, mas que na altura não lhe prestei muita atenção. No entatno, tenho já a intenção de o ir alugar para o ver.
Valeu muito a pena ler este livro porque trata de um assunto já sobejamente conhecido, mas segundo uma perspectiva nova, ou pelo menos, diferente (e diria igualmente, mais interessante).

Obrigado pelo comentário, espero que continues a visitar este blog. Boas leituras e até breve.