2008/03/10

Neverwhere, Na Terra do Nada - Neil Gaiman

Neil Gaiman anda nos últimos tempos na boca do mundo. É até comum referirem-se a este autor como o mais adaptado ao mundo do cinema. De facto, ele é autor de um livro que recentemente foi adaptado ao grande ecrã com Michelle Pfeiffer, Robert de Niro e Clare Danes nos principais papéis. O filme chama-se "Stardust" e tenho a certeza que já muita gente ouviu falar dele.

Deste autor, a primeira coisa que li foi Sandman (uma BD que sei que me agradou bastante, mas que teria de voltar a ler para me relembrar da história toda) já aqui há uns tempinhos. Posteriormente viria a ler também a BD 1603 - uma adaptação dos heróis da Marvel ao século XVII que faz uma grande misturada (até extra-terrestres lá aparecem), juntando o Daredevil com o Quarteto Fantástico e X-Men, não esquecendo Thor e o Capitão América, mas que não deixa de ter o seu interesse para quem gosta de comics.

Apesar de o autor ter inicaido carreira com argumentos para BD, também escreve livros (e muitos) e como tem tantas opiniões a seu favor, decidi "mergulhar" na sua obra. Vai daí, fui até à biblioteca e requisitei Coraline e a Porta Secreta (livro juvenil de que não guardo grandes memórias) e, mais tarde, o tal Stardust - O Mistério da Estrela Cadente e Neverwhere - Na Terra do Nada. Este terminei-o na semana passada.

Sinceramente, não posso dizer que não gostei dos livros. No entanto, sempre que leio um dos seus livros fico reticente quanto a afirmar categoricamente que gostei. É que não me parece que ele escreva assim muito bem. A sensação com que fico mesmo é a de que são livros escritos para crianças, talvez pelas histórias em si (o narrador é não ominisciente, pelo que nos conta tudo em tempo real, sem se adiantar com explicações ou o que quer que seja, e a personagem principal - que entra invariavelmente num mundo mágico, muito diferente do mundo normal em que anteriormente habitava - e à qual é sempre exigida uma demanda para que consiga regressar à realidade, entendida aqui como a felicidade - embora no fim acabe por descobrir que a felicidade afinal não é aquilo que desejou ao longo do livro todo - é sempre tratada pelas restantes personagens mágicas como uma criança ingénua à qual não vale a pena explicar nada). Bem, quanto ao facto de os livros serem para crianças, é melhor reformular, pois isso não será totalmente verdade... É que certas passagens chegam mesmo a ser um bocadinho violentas (orelhas cortadas, dedos partidos, mortes, etc).

De falta de imaginação não podemos acusar este Neil Gaiman. E a ela podemos perfeitamente acrescentar o seu sentido de humor (bastante sarcástico, um humor negro bastante bem conseguido), que é o que faz com que, se dúvidas houvesse, se deixe de suspeitar que o livro foi escrito para crianças.

O próximo livro que lerei do Neil Gaiman será Bons Augúrios (escrito a meias com Terry Pratchett). É que embora ainda não esteja rendido ao autor e à sua maneira de escrever, os seus livros são de fácil leitura e entretêm bastante. Quanto mais não seja, servem para descansar os neurónios de leituras mais exigentes.

entre as 6 e as 7 estrelas

3 comentários:

Francisco Norega disse...

Que heresia!!! Dizer algo não extremamente positivo do Gaiman?!?!?! Como é que isso é possivel?!?!
joking
Eu adoro Gaiman, e considero-o o suprassumo da fantasia da actualidade. Acho que a imaginação dele é excelente, mas realmente agora que falas a estrutura dos livros é realmente um pouco parecida. O Bons Augúrios já é totalmente diferente, e os livros em inglês pelo que me parece também não têm nada a ver - O American Gods e afins.
Agora, a escrita dele é fantástica e, tirando o Stardust, nenhum é para crianças (na minha opinião). São histórias densas e profundas. Não sei como se pode considerar o Neverwhere um romance para crianças...

Anseio por mais livros dele em português *.*

Trovador disse...

Olá francisco norega. Obrigado pelos comentários.

Longe de mim querer falar mal do Neil Gaiman ;)
Acho que simplesmente não sou o maior fã de fantasia, daí que as minhas opiniões sejam sempre um bocadinho "contaminadas" por esse facto. Mas como disse no post, são sempre leituras que entretêm e divertem bastante.

Entretanto já li o Bons Augúrios e queria ver se nos próximos dias colocava por aqui o que achei. Fico depois à espera dos teus comentários. Até breve!

Francisco Norega disse...

Pois eu sou fã de Fantasia & FC e considero o Neil Gaiman o meu escritor favorito dentro do género. Adoro a escrita dele e acho as ideias completamente geniais.
O Bons Augúrios é o único editado em português que eu não li até ao fim. Não foi por não ter gostado... pura e simplesmente não calhou (ainda), mas estou curioso.

Mas opiniões são opiniões, e cada um tem o direito à sua.
Já coloquei este blog no meu blogroll e nos meus favoritos, por isso é provável que vás encontrando por aqui comentários meus. Já agora, vou falando sobre livros (entre outros assuntos), por isso está à vontade para o visitar ;-)
(Btw, sou o administrador e criador d' O Cantinho dos Livros [http://www.phpbbserver.com/ocantinhodosliv], um forum também sobre livros ;-))