2009/02/10

O Carteiro de Pablo Neruda - Antonio Skármeta

A literatura sul-americana tem destas coisas: quando menos estamos à espera, consegue surpreender-nos pelos melhores motivos.

Este foi, sem dúvida, o melhor livro que li durante o mês de Janeiro. Aliás, passou já para a lista das recomendações, onde estão todos os livros que considero que valem a pena serem lidos. Antonio Skármeta tem uma fantástica capacidade em contar uma história simples, mas ternurenta, vvalendo-se de uma linguagem castiça e que prende desde o início ao fim. O livro tem o tamanho ideal. Felizmente que Skármeta teve consciência em não se alongar demasiado, correndo o risco de tornar maçadora uma história tão bela, acerca da admiração de um carteiro pelo poeta mais famoso do seu país... Ou será da admiração do poeta mais famoso do seu país pelo seu carteiro (um pobre de espírito, mas com um rico coração)?

10 estrelas.

2 comentários:

Pedro disse...

Estou com alguma expectativa. E 10 estrelas é... Muito!!!

Só te pergunto: não peca por simplicidade? =/

Trovador disse...

Bem... é verdade que podemos pensar no livro como demasiado simples simples (ou pior, simplista). Mas a verdade é que não havia muito mais voltas a dar. Talvez maior se tornasse maçudo, não sei... Eu gostei como está e recomendo. Depois cada um fará a sua leitura e tirará as suas conclusões.

Mais uma vez, obrigado pelos comentário, Pedro!