2006/09/13

70 histórinhas - Carlos Drummond de Andrade



Esta é uma compilação de contos dos mais variados temas e de todos os géneros. É um livro 'leve', facil de ler, daqueles que todos (ou quase todos) conseguem, sem esforço, começar e acabar.

Pessoalmente gosto muito de Contos e, embora algumas das histórias aqui apresentadas não cheguem às duas páginas de texto, todas têm uma estrutura lógica, o que prova que não é a quantidade que conta, mas sim a mestria com que se consegue relatar um acontecimento sem entrar em grandes enredos novelescos que, às vezes, só complicam e não beneficiam em nada a obra.

De todas estas 'histórinhas', como lhes chama o autor, a que me ficou a ecoar na cabeça dias sem fim (quiça por identificação com os personagens) foi a segunda 'Nascer' que conta a história de um casal...

"O filho já tinha nome, enxoval, brinquedo e destino traçado(...) tudo isto o menino tinha, mas não havia nascido." Pág. 5

Como a maioria de compilações de Contos, é um livro tão agradável como inconstante, capaz de nos levar do riso ao amargo de boca num simples virar de página. Vale a pena ler.

Continuem em 'boa Companhia'!

4 comentários:

NCD disse...

Bem revinda.

Liliana Lima disse...

:D Gracias!

Anónimo disse...

Queria ainda acrescentar que fico curioso quanto a esse conto. O livro passará por cá, se bem me lembro. Depois comento melhor.

aceito disse...

Muito bom o resumo do livro ... retrata bem os fatos acontecidos... mito bom sua explicação...