2006/05/18

Se Numa Noite de Inverno Um Viajante - Italo Calvino



É um livro diferente de todos os livros que li até agora. Entra-nos pelas folhas fora (sim é mesmo isso que quero dizer) sem pedir licença e trata-nos por tu.
"Estás a comecer a ler o novo romance Se numa noite de Inverno um Viajante de Italo Calvino. Descontrai. Recolhe-te." (Pág.7)
Depois envolve-nos numa teia de histórias, personagens, lugares, cheiros, sabores e, enquanto se vai perdendo neste enredo de enredos (o que acaba mesmo por acontecer) começam a adivinhar-se os verdadeiros personagens - O Livro, A Editora, e por último o leitor e a leitora. E, embora a certa altura seja inevitavel que uma certa frustração nos comece a afastar a vontade de continuar a ler, vale a pena mantermo-nos fieis e ficarmos até ao fim.
"Ler (...) é sempre isto: há uma coisa que ali está, uma coisa feita de escrita, um objecto sólido, material, que não se pode alterar, e através dessa coisa comparamo-nos com outra coisa qualquer que faz parte do mundo imaterial, invisível, porque é só pensável, imaginável, ou porque existiu e já não existe (...) ou que não está presente porque ainda não existe (...) ler é ir ao encontro de qualquer coisa que está para ser e que ainda ninguém sabe o que será..." (pág. 63)
Fiquem em boa companhia!

6 comentários:

Trovador disse...

Este é um dos autores do qual nunca li nada, mas que tenho alguma curiosidade em conhecer...

pikenatonta disse...

Fiquei curiosa, sim senhor...
Beijoca!

Snowshoee (BC)

Anónimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Keep up the good work. thnx!
»

João Francisco Dantas disse...

Italo Calvino é fantástico. Adoro seus textos e suas histórias. O que mais gostei foi "As Cidades Invisíveis". Muito bonito.

Numa de Letra disse...

Acabado de ler:

http://numadeletra.com/se-numa-noite-de-inverno-um-viajante-de-61182