2006/05/18

Se Numa Noite de Inverno Um Viajante - Italo Calvino



É um livro diferente de todos os livros que li até agora. Entra-nos pelas folhas fora (sim é mesmo isso que quero dizer) sem pedir licença e trata-nos por tu.
"Estás a comecer a ler o novo romance Se numa noite de Inverno um Viajante de Italo Calvino. Descontrai. Recolhe-te." (Pág.7)
Depois envolve-nos numa teia de histórias, personagens, lugares, cheiros, sabores e, enquanto se vai perdendo neste enredo de enredos (o que acaba mesmo por acontecer) começam a adivinhar-se os verdadeiros personagens - O Livro, A Editora, e por último o leitor e a leitora. E, embora a certa altura seja inevitavel que uma certa frustração nos comece a afastar a vontade de continuar a ler, vale a pena mantermo-nos fieis e ficarmos até ao fim.
"Ler (...) é sempre isto: há uma coisa que ali está, uma coisa feita de escrita, um objecto sólido, material, que não se pode alterar, e através dessa coisa comparamo-nos com outra coisa qualquer que faz parte do mundo imaterial, invisível, porque é só pensável, imaginável, ou porque existiu e já não existe (...) ou que não está presente porque ainda não existe (...) ler é ir ao encontro de qualquer coisa que está para ser e que ainda ninguém sabe o que será..." (pág. 63)
Fiquem em boa companhia!

4 comentários:

Trovador disse...

Este é um dos autores do qual nunca li nada, mas que tenho alguma curiosidade em conhecer...

pikenatonta disse...

Fiquei curiosa, sim senhor...
Beijoca!

Snowshoee (BC)

João Francisco Dantas disse...

Italo Calvino é fantástico. Adoro seus textos e suas histórias. O que mais gostei foi "As Cidades Invisíveis". Muito bonito.

Numa de Letra disse...

Acabado de ler:

http://numadeletra.com/se-numa-noite-de-inverno-um-viajante-de-61182